
Desde há muito tempo, percebemos que os pacientes portadores de doenças da tireoide e da paratireoide necessitam de informação de qualidade, baseada em conhecimento científico e elaboradas por profissionais da saúde qualificados, para tal, desmistificando conceitos equivocados e ajudando os pacientes a lidarem de maneira adequada com esse grupo de doenças, para que tenham a melhor qualidade de vida possível.
Embora o acesso a informação hoje, com o advento da internet e das mídias sociais seja mais amplo, muitas vezes as informações que o paciente recebe são de fontes não confiáveis ou dúbias, gerando dúvidas e mesmo a desinformação. Além disso, dificuldades em acesso a medicação, avaliações especializadas e tratamentos corretos, prejudicam uma parte significativa dos pacientes, causando resultados aquém do esperado e piorando a qualidade de vida e mesmo o prognóstico de vida dos pacientes no caso de doenças malignas.
Na nossa prática diária isso tem sido observado com uma frequência cada vez maior. Preocupados em oferecer orientação de qualidade aos portadores de distúrbios da tireoide, criamos, em 2019, um grupo no Facebook para orientação a esses pacientes: Sua Tireoide Fala. Vamos Ouvi-la? (www.facebook.com/groups/suatireoidefala). O sucesso deste grupo foi imediato. Hoje são mais de 43 mil membros, e este grupo não para de crescer. No espaço, procuramos orientar, desfazer mitos e desinformação. No entanto, entendemos que essas ações, embora ajudem um número razoável de pacientes, têm um alcance aquém do que consideramos o ideal.
Sendo assim, no início de 2022, consolidamos a ideia de criar uma forma mais efetiva e abrangente de ajuda a esse grupo de pacientes; e ssim nasceu a ABRATIP, uma organização sem fins lucrativos, criada por médicos e preocupada com a ajuda, acolhimento e orientação para esta parte significativa da população (lembramos que cerca de 15% das mulheres acima de 45 anos têm algum transtorno da tireoide). Durante o ano de 2022, construímos estruturalmente e juridicamente nossa Associação, trazendo na sua diretoria médicos de especialidades relacionadas ao diagnóstico e tratamento das doenças da tireoide e da paratireoide e, também, representantes da sociedade civil, mostrando a pluralidade e participação de todos os interessados.
Temos um plano de ação de médio a longo prazo. Mas, nesta fase inicial, pretendemos mostrar a população em geral, a importância da ABRATIP, criando canais de comunicação (site, mídias sociais etc.), atraindo não só colegas, mas também a sociedade civil para participarem de diversas formas, conforme estabelecido no nosso estatuto.
Nossa primeira atividade para 2023 será a criação da campanha “Conscientização do Hipotireoidismo”, pois esta é a doença mais comum da tireoide. Esta é uma campanha ambiciosa, com diversas ações em nível nacional e, para que possamos desenvolvê-la, contamos muito com a participação de vocês! Acreditamos, sinceramente, que com sua ajuda, poderemos mudar a vida de milhares de pacientes!
Vamos abraçar este projeto?

Nossa Missão, Valores e Propósito
Nossa MISSÃO: atuar para que a sociedade civil e - especialmente - as pessoas acometidas de doenças da tireoide e da paratireoide tenham acesso à informação sobre as patologias e, assim, possam ter melhor qualidade de vida.
Nossos VALORES:
Eficiência - fornecer de forma direta e, em linguagem acessível, conteúdo de informação e apoio à população em geral e às pessoas que são portadoras de doenças ou alterações da tireoide ou das paratireoides.
Excelência - prover curadoria especializada de artigos científicos de relevância e impacto a médicos e peças de literatura leiga à comunidade em geral, para esclarecimento sobre os problemas que acometem a glândula tireoide e as paratireoides; e prover conscientização e orientação sobre as doenças da tireoide e das paratireoides.
Transparência - ser uma iniciativa baseada na atuação da sociedade, coordenada por especialistas no assunto com a participação de pacientes, familiares e demais interessados.
Nosso PROPÓSITO: estimular e promover ações de impacto positivo na qualidade de vida e do acesso à informação.


